quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Répteis

Répteis...

Classe de vertebrados, de corpo geralmente alongado, exceto nos cágados e tartarugas, e coberto de escamas ou placas queratinizadas. São todos amniotas (animais cujos embriões são rodeados por uma membrana aminiótica).

Evolução...
Os répteis estão entre os mais antigos grupos de animais terrestres do mundo. Os primeiros répteis, como são conhecidos hoje em dia, evoluíram dos anfíbios há 250 ou 300 milhões de anos atrás e proliferaram com rapidez até se transformarem numa criatura terrestre. Provavelmente, os primeiros répteis eram fisicamente parecidos com os que existem hoje em dia. As suas peles grossas e impermeáveis ajudaram-nos a manter a humidade e os ovos em conchas e permitiram-lhes desenvolver-se em ambientes secos. Estas adaptações ajudaram a completar os seus ciclos de vida na terra. Dessa forma, eles foram capazes de colonizar quase todo o ambiente terrestre muito rapidamente.






Os répteis que conhecemos hoje em dia representam um pequeno exemplo daquelas primeiras criaturas, a maioria evoluiu rapidamente em outras direções. Registos de fósseis mostram que os dinossauros e seus parentes, por exemplo, foram descendentes dos primeiros répteis, e não ao contrário. Com o tempo, vários grupos de répteis se diversificaram. Nos registros comparativos de fósseis, aparecem répteis parecidos aos mamíferos. A descoberta do famoso fóssil do Archaeopteryx, em 1861, demonstrou que os pássaros também evoluíram destes primeiros reptilianos.

Um comentário:

  1. Muito bom!
    E a conclusão?
    ". É fundamental a compreensão dos fenômenos que ocorrem na natureza para sustar os processos destrutivos que assolam o planeta. Cada um deve fazer a sua parte.
    E você, se comprometeria a realizar alguma ação em benefício da preservação da vida no planeta? Qual? Pense no lugar onde vive, na sua escola, no seu bairro.Reflita e depois registre a sua opinião no blog."
    Estarei aguardando.
    Bjs

    ResponderExcluir